Seu perfil comportamental e as 40 profissões do futuro

23/02/2017

Especialistas realizaram o levantamento das 40 profissões que se destacarão no futuro breve e é cada vez mais visível que os profissionais que quiserem manter-se ativos, precisarão ter características diferenciadas para viver neste novo mundo de tendências, onde velhos paradigmas estão sendo colocados em xeque e novas formas de trabalho surgem rapidamente. Já ouviu falar do trabalho como extensão de um projeto pessoal? Intra-empreendedorismo? Economia colaborativa? Economia criativa? Gestão horizontal? Coworking? Crowdfunding? Crowdsourcing? Portfólio pessoal? Dinâmica comportamental? Cocriação? Gestão digital? Fenômeno fintech?

Talvez você já esteja em uma longa carreira, mas atento às tendências pois sabe que nos próximos anos, sua profissão pode mudar radicalmente... ou talvez você esteja ingressando agora no mercado de trabalho buscando entender em qual área poderá ter maior chance de dar certo... ou quem sabe você é aquele profissional que já experimentou diversas oportunidades e empresas, mas não conseguiu se encontrar, se ver realizado pessoal e profissionalmente... Independentemente de qual seja o seu momento agora, quero chamar sua atenção para o seu Perfil Comportamental e as tendências da Nova Era que estamos vivendo.

O mercado de trabalho passou a exigir muito mais que diploma, e você já deve ter sentido isso. Faz-se necessárias outras características, habilidades, competências, transitar entre ser um profissional ora especialista ora generalista, com multipotencialidades e facilidade não só de adaptar-se às mudanças, mas de principalmente, contribuir ativamente para que estas mudanças aconteçam!

Conhecer muito bem seus anseios profissionais reais, pontos fortes pontos de melhoria e características comportamentais e saber extrair o melhor disso é sem dúvida um grande diferencial competitivo, principalmente este último, que diz respeito a como você lida com as diversas situações da vida pessoal e profissional.

O Padrão Comportamental é um dos requisitos primordiais aos profissionais que querem engajar-se neste futuro que está às portas, e algumas características fundamentais desejadas são: Resolução de problemas complexos através de improviso e da flexibilidade, ter pensamento crítico, esbanjar criatividade - que é a capacidade de criar coisas novas - além da capacidade de manter ótimo relacionamento interpessoal, conduzindo conversas difíceis com leveza e autenticidade.

Você conhece o seu perfil comportamental padrão?

A Psicologia Comportamental mapeou perfis predominantes que influenciam decisões, comportamentos, ações e relacionamentos. Utilizando-se de metáforas para ilustrar estes perfis, elegeu 4 animais para representar estas características e habilidades: Águia, Gato, Tubarão e Lobo.

Por meio deste teste, que pode ser aplicado individualmente ou em grupo, é possível perceber as características de cada profissional, bem como seu comportamento em diferentes situações, seus pontos fortes, pontos que precisam de melhoria, entre outros aspectos.

Caso você ainda não saiba qual é o seu perfil predominante, estou disponibilizando um teste de perfil comportamental gratuito, que você pode realizar agora mesmo para fazer o levantamento das suas principais características, dos seus pontos-chaves e assim aumentar o seu autoconhecimento para saber se você está na direção certa daquilo que objetiva e onde pode melhorar. Clique aqui para realizar o seu teste de perfil comportamental gratuitamente.

E então, o que o seu perfil comportamental diz sobre você?

Ah! Aproveito para compartilhar com você que o meu perfil é o do GATO! Depois volte aqui para me contar o seu!

Abraços e Sucesso!

Aline Macedo

Ajudando homens e mulheres que se sentem insatisfeitos ou frustrados sobre suas escolhas profissionais a descobrirem e trabalharem com o que amam, sendo bem remunerados por isso e sendo eles mesmos.

Autora do E-book 3 passos para conquistar o Apoio familiar na mudança de carreira e do Planner 2017 - para organizar pensamentos em pequenas ações e criar sua revolução pessoal, alcançando mais resultados, felicidade, realização e liberdade (inclusive financeira)

Sempre ouvi aquelas pessoas que dão "piti" em público sendo chamadas de mal-amadas e minha interpretação sobre essa expressão, era de que o parceiro / parceira amoroso dessa pessoa não estava fazendo direito seu papel... Quando casei aos 21 anos, eu e meu esposo fizemos o cursinho de noivos e, em uma em uma das conversas com o...