A busca por um propósito

28/12/2015

Passam anos, você constrói a vida que imaginou ser a ideal, repleta de conquistas materiais, um apartamento caro, um carro bacana, um bom cargo, ótimo salário, constrói status, família mas... ainda não se sente feliz.

Para ter e manter o status e padrão de vida de agora, você precisou passar horas além do seu horário trabalhando por projetos nos quais você não ganhou nada além de cargo e salário (talvez). Perdeu jantares com a sua família, perdeu festas, não vê mais seus filhos acordados, deixou de comemorar até o dia do seu aniversário para ficar trabalhando em coisas que não fazem mais sentido prá você. Há quanto tempo você não tem aquele ataque de riso que faz doer a barriga?

Até que ponto tudo isso vale a pena? Precisamos trabalhar para viver, claro, mas é justo não conseguirmos seguir o real sentido da vida que é simplesmente isso, viver?

Empresas colocam games, salas de relaxamento, geladeira recheada de refrigerantes e sucos industrializados para criar uma falsa sensação de que ali é o melhor lugar para você ser feliz (e ficar cada vez mais produtivo e destacado da sua vida social). Pessoas de fora olham, desejam sua vida e pensam: como não ser feliz trabalhando lá? Mas você sabe o que passa na pele de verdade. Se parar 5 minutinhos para fazer a ginástica laboral, seu chefe já acha que você está com tempo sobrando...

Será que é isso mesmo que você desejou quando era criança? Quão distante você está dos seus reais sonhos?

Vamos um pouco mais longe, a faculdade e a posição que você ocupa atualmente são seus reais sonhos ou são o sonho da sua família? Por que você seguiu essa profissão?

Afinal, o que você ganhou e o que você perdeu com as escolhas que fez até aqui? As mesmas coisas ainda fazem sentido prá você?

Se você não se sente pleno e realizado com o rumo que sua vida tomou, tenho uma boa notícia: ainda é tempo de construir o futuro, não importa a sua idade! Um futuro no qual você se veja trabalhando com sentido, acordando feliz e motivado para começar logo o seu dia e desejando que ele não tenha fim. Um futuro no qual você trabalhe por algo além de salário. Um futuro onde trabalho e felicidade possam sim ocupar o mesmo espaço. Um futuro próximo no qual é possível ter qualidade de vida, estar com as pessoas que você ama, ter saúde e tempo para se cuidar, ter tempo para não fazer nada, se assim você quiser!

O primeiro passo para alcançar uma vida com mais propósito é parar de brigar com o seu presente. Pare de rejeitá-lo e reclamar dele. As coisas acontecem porque tem que acontecer, são consequências de suas próprias escolhas e de como a vida se organizou ao seu redor. Simplesmente faça o que precisa ser feito no presente com o máximo de dedicação e empenho (mesmo que você odeie o que faz). Quando você silencia suas próprias reclamações e foca no que quer e no que precisa ser feito, abre espaço para outras oportunidades ganharem forma e presença na sua vida e passa a ver o que antes não via, possibilitando assim, criar o caminho que você realmente deseja. A reclamação e rejeição são barulhentas, ocupam muito espaço e se tornam um vício em pouco tempo. Livre-se delas.

Uma vez em paz com o seu presente, o segundo passo é estruturar-se, planejar e executar pequenas ações que te levem em direção ao seu futuro ideal. Decisões drásticas como jogar tudo pro alto de uma única vez, nem sempre geram bons resultados imediatamente. Caminhe no seu ritmo e faça o caminho. Não queira correr antes de aprender a sentar e engatinhar.

Observe todas as soluções possíveis para a sua situação hoje, pense no que gostaria de ter no lugar disso e não tome decisões precipitadas. Há muitas maneiras de ver uma mesma situação. Permita-se perceber oportunidades, momentos, seus sentimentos e dos outros. Viva mais em paz consigo mesmo e reconcilie-se com a vida.

CONTINUE POR AQUI!

Você sabe qual é o momento certo de migrar de carreira em direção a algo que faz o seu coração vibrar de alegria?

Compartilho com você os 6 sinais de que você precisa da ajuda de um Coach de Carreira

Nele eu reúno alguns alertas importantes que começam a despertar antes de você surtar em um trabalho que não gosta...

Permita-se reinventar e ser livre para trabalhar com o que ama de forma leve e sustentável. Baixe grátis!

Olá! Sou Aline Macedo e atuo como Coach de Liberdade Profissional ajudando homens e mulheres que se sentem insatisfeitos ou frustrados sobre suas escolhas profissionais a construírem uma nova carreira ou negócio leve e com significado, recuperarem sua autoestima, superarem medos e bloqueios e colocarem seus maiores talentos e paixões no mundo em forma de um trabalho que gere realização, felicidade, renda e segurança financeira.  

Sempre ouvi aquelas pessoas que dão "piti" em público sendo chamadas de mal-amadas e minha interpretação sobre essa expressão, era de que o parceiro / parceira amoroso dessa pessoa não estava fazendo direito seu papel... Quando casei aos 21 anos, eu e meu esposo fizemos o cursinho de noivos e, em uma em uma das conversas com o...