Como se manter leve e em paz na segunda-feira?

04/10/2016

Como foi a sua segunda-feira?

A maioria esmagadora das pessoas encara a segunda como o dia mais difícil da semana. Geralmente é nela que se retomam compromissos como trabalho, estudos, dietas e tarefas adiadas ao longo de toda a semana anterior.

Às vezes, nos encontramos tão envoltos nas obrigações, compromissos e tarefas que simplesmente esquecemos do "por quê" fazemos tudo isso, esquecemos de buscar sentido na rotina na qual nos envolvemos e que se tornou nossa vida e é aí que bate a desmotivação, o cansaço emocional, a falta de ânimo, e até mesmo a tristeza de encarar a segundona e a semana toda que vem pela frente.

Nesta hora, é importante rever se a jornada que você está escolhendo para sua vida está de acordo com aquilo que você quer ou se já é hora de se reconectar com aquilo que faz sentido para você, se reconectar com o desejo mais profundo do seu coração, mesmo que ás vezes você o julgue como uma utopia. Rever se não é chegada a hora de parar de remar sem direção e adaptar o seu barquinho com velas ajustadas para a rota correta.


1 - Em paz com sua consciência

Dizem que nada é mais valioso que dormir em paz com a consciência tranquila. Eu, particularmente, concordo com isso. Seus pensamentos, sentimentos e ações precisam ser congruentes para criar a realidade da qual você não sinta vontade de fugir, nem mesmo nas segundas-feiras de frio e chuvosas!
Como seria uma rotina mais valiosa para você? O que você tem feito hoje e que te deixa infeliz? Qual trabalho ou atividade lhe faria sentir-se íntegro, completo, cumprindo uma missão importante? Com o que você trabalharia se não precisasse de dinheiro? Por que você acha que não pode sobreviver com esse trabalho que acabou de pensar e gerar renda a partir dele? Conhece outras pessoas que trabalham e vivem disso?


2 - Desconecte-se por alguns minutos das preocupações

As preocupações nos roubam sensações e momentos que não tem reprise. Observe tudo que preocupa seu coração ultimamente, desde aquela conta no banco que talvez você ainda não tenha todo o dinheiro necessário para pagar até a resposta do Quiz no Facebook que não deu exatamente o resultado que você esperava...

Observe de fato se há de fato alguma preocupação que mereça suas rugas e liberte-se daquilo que não depende de você para ser diferente.

Desconecte-se por alguns minutos no seu dia das preocupações, mesmo daquelas mais urgentes e difíceis de resolver. Desta forma, ao retomar a questão, você vai conseguir gerar mais energia, foco, clareza e discernimento para fazer o que realmente deve ser feito para solucioná-las.

E como se desconectar? Isso é muito pessoal. Você precisa prestar atenção nas coisas que mais gosta de fazer e se permitir curtir pequenos prazeres diários como por exemplo, ouvir o barulho da chuva, tomar um banho relaxante sentindo a água cair, a temperatura, o cheiro do sabonete, sentir o sabor e o cheiro da comida, ler algo interessante como este artigo (risos), ver vídeos de bebês e pets (ainda que pareça bobo, cientistas estudam este fenômeno como uma atração que estimula nossa sobrevivência. Você pode ler mais sobre isso aqui). A lista é sua, só sua. Permita-se preenchê-la à gosto e com responsabilidade, depois me conte o resultado ao retomar as atividades.


3 - Coloque a vida em movimento

Seu "Eu Superior" sabe o que precisa ser feito. Confie nesta sabedoria. Quanto mais você adia uma decisão, planos, desejos, tarefas importantes para você, passa a acumular peso extra que te impede de agir e colocar foco no que realmente é importante HOJE.

Talvez você ainda esteja se cobrando por tarefas que deveria ter realizado tempos atrás e que hoje talvez, já nem façam mais sentido serem executadas.

Livre-se do peso extra, resolva o que precisa ser resolvido e comprometa-se a parar de procrastinar sua vida, empurrando as coisas dia após dia do jeito que dá. Uma hora, o acúmulo de sonhos e projetos não realizados podem transbordar o copo. ´
Faça uma análise mental e emocional: por que você tem adiado tantas coisas importantes para você? O que está tentando evitar?


4 - Invista tempo de qualidade com quem ama, incluindo você

Infelizmente, devido ao acumulo de estresse, frustrações e descargas emocionais mal direcionadas, corremos o risco de sermos muito duros, indiferentes e ríspidos com quem mais nos ama (filhos, cônjuge, pais, irmãos, avós, animais de estimação), e até com a gente mesmo, simplesmente para não "descarregar" nosso fardo em ninguém. Por que fazemos isso? Pois sabemos que a probabilidade destas pessoas nos abandonarem ou nos "demitirem" da vida delas é quase remota. Obviamente, se comportar desta maneira não é legal, muito menos saudável para com quem amamos, nem para conosco.

O que você poderia fazer hoje para aproveitar melhor o tempo com quem ama e que, talvez, tenha sido mais tolerante possível com você? Como você pode surpreender este alguém de forma amável, gentil, desinteressada? E por você? Como pode demonstrar seu amor-próprio e seu pedido de desculpas por estar sendo tão inflexível consigo? Como pode parar de sabotar sua felicidade e resgatar seus relacionamentos mais importantes?


5 - Evite atmosferas, situações e pessoas tóxicas


Identifique quais são as coisas, situações ou pessoas que te fazem mal e procure evitá-las ou melhor, resolvê-las. Se isto está relacionado ao seu trabalho atual e não é possível mudar de carreira agora, avalie quais motivos você tem para ser grato à situação atual e ao aprendizado que ela está te proporcionando, AO MESMO TEMPO EM QUE começa a levar a sério sua necessidade de transição de carreira para algo inspirador, leve, com significado.

A atualidade oferece inúmeras possibilidades para criação e envolvimento em novos projetos, facilidade para conhecer e se conectar a pessoas interessantes para parcerias-chave, viabiliza a criação de novos modelos de negócios que se adaptam às novas necessidades e a atual realidade do país.

Se você está em busca de paz e leveza também às segundas-feiras, que tal seguir as pistas do seu significado de sucesso? - que você já deve ter percebido, não envolve exclusivamente ganhar dinheiro pelo dinheiro.

Qual seria o ambiente ideal e mais inspirador para desenvolver o trabalho que acredita? Com que tipo de pessoas adoraria conviver diariamente?

------

Sim, é possível ter segundas-feiras leves e em paz, assim como terças, quartas, quintas... basta alinhar a clareza do que você mais deseja com seus valores pessoais e com aquilo que te fortalece e impulsiona para a ação e direito de ser quem você nasceu para ser.

Não importa se você está lendo isso na segunda-feira ou em qualquer outro dia da semana. O importante é que você assuma fazer o que está ao seu alcance para recalcular a sua rota de navegação e viver uma vida da qual não precise mais fugir!


O que você vai fazer esta semana para tornar real o trabalho onde todos os dias tenham a mesma importância, que te permita ser pleno de segunda a segunda?